Skip to Content

[2025] Configuração e personalização básica

25 de julho de 2025

Ajustar idioma padrão

Após instalar o AtoM, sugere-se configurar a região e o idioma (language) padrão do sistema. Primeiro, devemos acessar o ambiente administrativo do AtoM (com login e senha definidos anteriormente) e adicionar o português do Brasil como idioma padrão. Para tal, acesse a área de administrador representada pelo ícone de roldana e, posteriormente, o item Settings, conforme ilustra a Figura 2.

Captura de tela com destaque à roldana que representa a área de configurações. E ao item de menu "Settings"

Figura 1: Menu de configurações do AtoM

Em seguida, acesse o item de menu I18n languages na lateral esquerda e adicione o idioma “Brazilian Portuguese”. Caso não vá utilizar outros idiomas, detele os demais (só não é possível deletar o inglês).

Após acrescentar o idioma, volte para o prompt, e defina-o como idioma padrão do sistema. Para tal, você deve acessar o diretório do atom:

cd /usr/share/nginx/atom

E alterar o arquivo settings.yml, com o comando a seguir:

sudo nano /usr/share/nginx/atom/apps/qubit/config/settings.yml

 

As informações a serem alteradas são default_culture e default_timezone, que devem passar a ser pt_BR e America/Sao_Paulo, conforme ilustra a Figura 2, a seguir.

Captura de telas do arquivo de configuração do AtoM

Figura 2: Trecho do arquivo settings.yml com as configurações que devem ser aplicadas.

IMPORTANTE: Em arquivos YML, é fundamental que indentação seja respeitada, uma vez que a mesma tem função semântica. Portanto, cuidado com espaços e tabs indesejados ao manipular arquivos com extensão .yml.

Após ajustar as configurações, é necessário limpar o cache da aplicação e reiniciar os serviços com o comando:

./refresh.sh

 

Mesmo sem conteúdo cadastrado, para que o idioma português do Brasil seja carregado como padrão e corretamente, deve-se executar este comando:

php symfony search:populate

 

Instalação do tema da Base Arch

Caso queira uma experiência personalizada do AtoM, sugerimos instalar o tema da base Arch, seguindo as seguintes instruções:

1. Acesse o diretório do seu usuário Linux:

cd /home/fiocruz

2. Faça download da última versão do tema:

wget http://blogbasearch.coc.fiocruz.br/wp-content/uploads/arquivos/2025/arBaseArchPlugin.tgz

3. Descompacte os arquivos do tema:

tar -xvzf arBaseArchPlugin.tgz

4. Copie o conteúdo para o diretório de plugins:

cp arBaseArchPlugin /usr/share/nginx/atom/plugins/ -R

5. Atualize as permissões do diretório do AtoM:

sudo chown -R www-data:www-data /usr/share/nginx/atom

6. Dê um refresh, para limpar o cache e reiniciar os serviços:

./refresh.sh

 

Depois, acesse a interface administrativa e no menu administrador (ícone de roldana), acesse a opção Temas. O novo tema adicionado será exibido na listagem. Basta ativá-lo em Habilitado e acionar o botão Salvar no fim da página (Figura 3).

Captura de tela da página de temas do AtoM. São exibidos todos os temas: arBaseArchplugin, arDominionB5Plugin, arArchivesCanadaPlugin e arDominionPlugin. O primeiro está em destaque em relação aos demais

Depois de selecionar o tema, é importante ativar a exibição do título do site. Para isso, deve-se acessar o menu Administrador e depois Definições. No menu que aparece na lateral esquerda, deve-se selecionar: Elementos padrões da página e marcar o Título para ser exibido, conforme ilustra a Figura 4.

Captura de telas com a página onde pode-se selecionar os elementos padrão da página no Atom. Em destaque o checkbox que permite visualização do título.

Pronto, o tema da Base Arch estará instalado e devidamente configurado!

Categories: Tutoriais
Comentários desativados